top of page
Daishihan Mauro Bernardes

     Começou sua jornada pela Bujinkan na segunda metade da década de 1990, tendo antes passado por algumas outras artes marciais como o Tae Kwon Do, por exemplo. Anos depois, em 2001, conhece o Shihan portenho Christian J. Petroccello, em uma época em que os recursos para aprender eram pra lá de precários. Junto com um outro professor recebeu o título de Shidoshi-ho pelas mãos do mesmo em Dezembro de 2002 na Argentina, e dois anos depois (já no 2º Dan) começa a lecionar de forma oficial na cidade de São Paulo.

  

   A segunda metade da década de 2000 foi determinante para seu crescimento na Bujinkan, tanto tecnicamente, como pessoalmente e espiritualmente. Ao lado de outros professores colaborou com a vinda de alguns Shihans estrangeiros ao Brasil para que os mesmos pudessem realizar seus Taikais, como o Shihan espanhol Pedro Fleitas. Após muitos revezes foi lhe concedida a oportunidade de passar pelo Sakki Test pelas mãos do Shihan Pedro Fleitas em sua estadia em Gran Canaria (Espanha), na manhã da Terça-feira do dia 01 de Julho de 2008.
  

   Já viajou a vários países como Argentina, Espanha, e Chile para aprimorar-se (seja participando de Taikais ou não) - além de fazer viagens anuais ao Japão, e tem desde 2010 ministrado seminários pelo país mais continuamente do que outrora, sempre com o apoio incondicional dos praticantes da arte em São Paulo. E em Junho de 2012 foi nomeado Shihan, recebendo o nome de guerreiro NINTAIRYU ("Dragão que Persevera", em uma tradução livre). Posteriormente, no final de 2019, é nomeado Daishihan. Há 16 anos leciona na Bujinkan, tendo seu Dojo na cidade de São Paulo.

bottom of page